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ESCREVENDO PARA SITES, BLOGS E IMPRESSOS

A construção de um texto informativo não dispensa a criatividade de quem o redige, mas exige numa técnica própria. Algumas regras que convém respeitar antes da redação de qualquer artigo
- Antes de escrever convém procurar informações completas e seguras.
- Eliminar toda e qualquer dúvida;
- Definir a finalidade da comunicação, determinar a importância da informação para o leitor alvo;

Regras de construção de um texto informativo:
O texto informativo inclui um título; um "lead" – que corresponde ao primeiro ou aos dois primeiros parágrafos do texto – e o corpo do texto, que desenvolve os elementos informativos referidos no "lead".  Os  textos informativos precisam que, logo no início, o leitor saiba o essencial da informação.

Normas práticas:

- O "lead" de uma notícia não deve ser longos. Parágrafos grandes e sem pontuação adequada provocam dispersão e cansaço no leitor.
- Um "lead" deve ser sempre claro, preciso e correto: não deve começar com uma negativa nem de forma dubitativa, interrogativa ou condicional. Tão pouco por um gerúndio, uma conjunção ou expressões gastas do tipo "como se sabe", "registe-se", "recorde-se", "de acordo", etc.

 O título
Alguns estudos apontam para o fato de um título ser lido, em média, cinco vezes mais do que o corpo de um artigo. No entanto, criar títulos não é tarefa fácil. Talvez por isso, são poucos os jornalistas que iniciam um artigo pelo título. Na maioria das situações, os jornalistas optam por escrever o texto e só no final se debruçam sobre o título.
De um modo geral, podemos dizer que o título de qualquertexto é o seu rosto. É através dele que o leitor se interessa pelo artigo. Por isso, compete ao título chamar a atenção e passar uma mensagem.

Normas práticas:
- Num mesmo título não se deve repetir palavras;
- Num título não se usa ponto finais;
- As siglas facilitam a redação de um título, mas dificultam a sua compreensão (podem utilizar-se se forem muito conhecidas. Ex: UEPB, SSTP, FIEP...);
- Evite interrogações.

-O subtítulo: Este é usado como complemento de informação ao título. Pode precisar a informação que ficou menos clara no título ou pode, simplesmente, acrescentar algum elemento informativo que não coube no título.
- O Intertítulo: permite aligeirar a mancha do texto e permite ainda estabelecer pausas dentro do texto. É um elemento muito útil quando se pretende mudar de assunto dentro do mesmo texto. Permite igualmente “arrumar” a informação de forma a facilitar a leitura.

Fotos, imagens e legendas
Normas práticas:

- As ilustrações de uma notícia devem estar, logicamente, de acordo om o que foi escrito. Fotos sem foco, mal tiradas, tiram a credibilidade do texto.
- É sempre interessante que a foto seja acompanhada de legenda e “crédito” (autor da foto).

Assinaturas

A assinatura de um texto deve refletir de forma rigorosa a sua autoria. Se há mais de uma participação para um dado texto, a ordem de assinatura deve refletir a contribuição de cada um dos autores. 

PREPARANDO UM MURAL

Nas igrejas é comum encontramos murais que são, normalmente, resultado do trabalho da secretaria. Eles servem para publicar avisos, pequenas notícias, convites, etc... Mas, para que os murais sejam realmente vistos, precisamos estar atentos a alguns detalhes:
- O mural deve ser colocado num lugar bem visível, de preferência em corredor de passagem, onde seja possível parar para ler.

- Não deve conter palavras cruzadas, charadas ou artigos e reportagens grandes demais.
- Os textos não devem ser escritos com letras muito pequenas.
- Convém que as matérias sejam renovadas, no máximo, a cada 5 dias, salvo algumas exceções.
- O material deve ser esteticamente distribuído e as seções apresentadas sempre no mesmo lugar, para que o leitor se habitue a achá-las no lugar de costume. (seção de avisos, de convites, de notícias...)
- É preciso ter sempre em mente que a principal função do mural é INFORMAR. Procure identificar quais os assuntos de interesse do seu leitor.
- Mural é informação, ATUALIZAÇÃO, comunicação.

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